Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Preconceitos Literários ² - "Qual é seu livro favorito?" + "Amor e ódio aos Best-sellers"

Gentche! 

Nem de propósito: Pouco depois de eu ter postado a minha crítica aos preconceitos literários, alguém compartilhou no meu facebook um link pra esse texto maravilhoso do Danilo Venticinque pra revista Época, que vai mais ou menos na mesma direção... Ele comenta sobre essa timidez que as pessoas tem em revelar seus verdadeiros favoritos por medo de serem julgadas por aqueles que acham os best-sellers uma leitura pouco nobre... Destaquei uns trechos aqui pra vocês:
"Há algumas semanas, uma amiga minha confessou que tinha dois livros favoritos: um sincero e um para impressionar. Se alguém da turma que odeia best-sellers pergunta sobre suas preferências literárias, ela diz que seu preferido é O conto da ilha desconhecida, de José Saramago. Para os amigos, ela assume a verdade. Por mais que goste da obra de Saramago, nada supera sua paixão por Harry Potter.
[...]
Por que temos vergonha de revelar nossos verdadeiros favoritos? As críticas recorrentes aos best-sellers e aos seus fãs, como se fossem inferiores aos leitores de obras literárias mais profundas, ajudam a inibir nossa sinceridade. Há também uma pressão social para que os leitores sejam um pouco esnobes. A leitura de livros ainda é vista como uma atividade erudita, e admitir ser fã de Dan Brown ou de Paulo Coelho é colocar esse status em xeque. Quanto aos fãs de livros juvenis, são vítimas da crença injusta de que essas obras são destinadas apenas a crianças e adolescentes. O adulto que assume que Harry Potter é seu livro favorito corre o risco de ser visto como um leitor que esqueceu de amadurecer, e não como alguém que, depois de desbravar clássicos da literatura e se apaixonar por eles, continua a preferir histórias de magia.  
O verdadeiro amadurecimento do leitor não está em abandonar os livros mais leves e trocá-los por obras mais complexas. Essa é uma escolha que cada um faz no seu tempo, por uma questão de gosto e, às vezes, necessidade. Amadurecer como leitor é outra coisa. É entender suas preferências, não ter vergonha de assumi-las e construir um caminho de leituras com base nelas. [...]
  E nesta página, encontrei o link para um outro texto do Danilo fazendo, em linhas gerais, a mesma crítica que eu fiz por aqui em relação a quem julga os leitores de best-sellers.

Os dois links valem o click, viu? Sério, recomendo fortemente que vocês leiam esses dois textos do D. Venticinque pra ler a íntegra, vale super a pena!

2 comentários:

  1. eu não tenho esse problema, eu acho. haha
    Mas tipo, vejo mais o preconceito na hora de dizer se leu ou não um livro que é modinha e gostou (tipo 50 Tons. LOL).



    Beijos, Mari.
    http://papersblood.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah... Verdade, e eu acho isso bem chato... Cada um que escolha o que quer ler e deixe o outro ler o que escolher sossegado, né? :)

      Excluir